Uma das coisas que mais gera dor de cabeça em que está formatando o seu TCC é a configuração para que apareça corretamente a paginação do TCC. E se for preciso colocar as primeiras páginas em algarismos romanos? Neste post iremos te ajudar a organizar os números das páginas do seu trabalho.
Primeiramente é bom destacar que a paginação é algo que pode ser feito no início ou no fim do trabalho. No entanto, a nossa recomendação é que ela já seja organizada desde o princípio. Isso facilita o processo de formatação como um todo e permite um melhor acompanhamento da quantidade de páginas que vão sendo escritas. Além disso, o fato de já poder contar com a numeração de páginas aparecendo pode evidenciar para o seu orientador que você já se preocupa com os mínimos detalhes do TCC desde o início.
Ao longo deste post iremos dar um direcionamento para organização da paginação do TCC a partir da elaboração de um documento no Word. Se você utiliza outro editor de texto, certamente terá que adaptar as nossas explicações, considerando que talvez o nome e o caminho para utilizar cada ferramenta possam ser diferente.
Preciso mesmo colocar número de páginas?
Antes de mais nada é bom explicar que a paginação do TCC não é um mero capricho. Não se trata de um item estético dispensável, mas, pelo contrário, trata-se de uma regra estabelecida pela ABNT. A grande maioria das instituições de ensino exigem a utilização de normas da ABNT para a elaboração de trabalhos científicos (como é o caso do TCC). A NBR 14724 estabelece que a página deve ser contada a partir da folha de rosto, mas a numeração só poderá aparecer a partir da introdução.
Significa dizer que a capa não conta. Começa-se a contar desde a segunda folha (página 01), mas sem aparecer esta numeração impressa na folha. Somente na introdução é que vai começar a aparecer a numeração, pela contagem de páginas que já se iniciou. Confuso? Vamos a um exemplo:
Imagine que, sem contar a capa, temos alguns elementos pré-textuais:
– Folha de rosto (página 01);
– Folha de aprovação (página 02);
– Dedicatória (páginas 03 e 04);
– Agradecimentos (página 05);
– Resumo em Português (página 06);
– Resumo em Inglês (página 07);
– Sumário (página 08);
– Introdução (páginas 09, 10 e 11).
Neste exemplo dado acima, não aparece a numeração de páginas nas folhas antes da introdução. Mas na primeira folha da introdução será impressa, pela primeira vez, o número da página que, no nosso exemplo, será a página 09 (algarismo arábico).
Onde essa numeração irá aparecer? No cabeçalho ou no rodapé?
O que a NBR 14724 estabelece é que a paginação deve ser incluída no canto superior direito da
folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Recomenda-se que a fonte usada seja a mesma do restante do trabalho (Arial ou Times New Roman), e o tamanho do número é o 10, preferencialmente.
Quando o trabalho for digitado ou datilografado em anverso e verso (dos dois lados da folha, portanto), a numeração das páginas deve ser colocada no anverso da folha, no canto superior direito; e no verso, no canto superior esquerdo.
Vamos para a prática?
A primeira coisa que faremos é adicionar uma quebra de seção entre a última folha dos elementos pré-textuais e os elementos textuais, ou seja, entre o Sumário e a Introdução. Isso é necessário para que a primeira parte do seu documento (até o Sumário) tenha uma configuração de cabeçalho diferente do segunda parte do seu trabalho (Introdução e restante). Essa pode ser considerada a nossa dica de ouro.
Na primeira página da Introdução, clique duas vezes na área do cabeçalho da folha, e se abrirá um menu de Cabeçalho e Rodapé, no qual você desmarcará o item “Vincular ao Anterior”, para que esse nosso cabeçalho não seja uma continuidade do cabeçalho da seção anterior.
Feito isso, vamos inserir a paginação a partir da introdução. No próprio menu de Cabeçalho e Rodapé, clique em “Número de Página”, escolha “Início da Página”, e em seguida “Número sem Formatação 3”. Com isso, será adicionado um número de página à sua folha.
Note que, conforme dissemos antes, devemos desconsiderar a capa na contagem das páginas. Assim, não confie no número que aparecerá automaticamente porque, via de regra, ele está contando a capa como uma página. Devemos adequar este número contando manualmente as páginas. Assim você saberá exatamente o número que deve estar impresso na primeira página da introdução.
Para isso, clique com o botão direito do seu mouse sobre o número da página e selecione “Formatar Números de Página”. Em “Numeração de Página” você especificará que ele se iniciará com o número que você já descobriu ser o número da página.
Se a paginação ainda aparecer nos elementos pré-textuais?
Se isso acontecer, certamente é porque você inseriu na primeira seção (que termina no Sumário) algum cabeçalho. Então, apague o que aparecer no cabeçalho indevidamente nesta primeira seção. Isso não influenciará na numeração das páginas da Introdução e seguintes, pois desabilitamos a opção “Vincular ao Anterior” antes.
Tem pouca ou nenhuma habilidade com o Word?
Se mesmo depois desse tutorial de paginação do TCC você ainda não conseguiu fazer o que era necessário, talvez seja a hora de pedir ajuda. E se mais outras questões de formatação estiverem tirando sua paz? Bom, para isso nos colocamos à sua disposição. Somos especialistas em formatação de trabalhos acadêmicos em prazo recorde. Entregamos até no mesmo dia. Se o seu caso for urgente, podemos entregar até mesmo em 01 hora!
Não perca seu tempo e faça um orçamento com a gente agora mesmo, clique aqui.